Dançando Entre Lírios mortos,Livro de poesias de Marcos Antônio Filho(Fábrica de livros,15 Reais)
maiores informações em marcos.antoniofilho@gmail.com ou no próprio blog

sábado, 18 de julho de 2009

Músicas para nossos ouvidos: Asa Branca


Em Agosto de 1945, se encontraram na capital federal Rio de Janeiro, Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga. Luiz tinha conseguido a popularidade após apresentar uma música de sua autoria " vira e mexe" música com o gostinho do seu saudoso nordeste, no programa de calouros de Ary Barroso. Humberto era advogado e compositor de sambas,marchinhas, xotes, sambas canções e toadas. Em comum, era a terra natal, o nordeste, e a música. Do encontro, nasceu uma amizade e da amizade, a promessa de valorizar a cultura da região e a valorização do ritmo típicamente nordestino, o Baião.
Em 1947, surgia a primeira música da dupla, "meu pé de serra", sobre a infância de Gonzagão. em 1947 também, nasceu a música mais conhecida de Luiz Gonzaga, que o consagrou na música popular brasileira: "Asa Branca".

Asa Branca é o nome de um pássaro da familia dos columbídeos típica do sertão, que na música parte do sertão. A Canção é retrato do flagelo que o nordeste vivia na época e vive até hoje tornando a letra atual, mesmo sendo escrita há 62 anos atrás . O sofrimento do sertanejo que viva com a falta de chuva, com a morte do seu gado e cavalo, tinha a desesperança de viver naquela terra e a busca pela cidade grande. A letra da música tem características da segunda fase modernista, com seu regionalismo, suas gírias e as palavras escritas da mesma maneira que se pronuncia.E o mais importante que a canção virou um sucesso e transformou-se o hino dos retirantes que vinham se aventurar na cidade grande. E Luiz Gonzaga, se consagrou como o rei do Baião.

1-Quando oiei a terra ardendo
com a fogueira de São João
Eu perguntei, a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação(2x)

2-Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de prantação
Por falta d'água perdi meu gado
morreu de sede meu alazão(2x)

3-Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração(2x)

4-Hoje longe muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Para mim vorta pro meu sertão(2x)

5-Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração(2x)

Abaixo um vídeo mais do que especial. Luiz Gonzaga cantando Asa Branca, acompanhado de Sivuca e uma participação especial do na época jovem Raimundo Fagner. E um dos seus sanfoneiros de apoio, na esquerda do vídeo, é nada mais na menos do que Dominguinhos, outro gênio do acordeon.

Nenhum comentário: