Dançando Entre Lírios mortos,Livro de poesias de Marcos Antônio Filho(Fábrica de livros,15 Reais)
maiores informações em marcos.antoniofilho@gmail.com ou no próprio blog

sábado, 11 de julho de 2009

música para nossos ouvidos: Quero que tudo vá pro inferno

Não é só de músicas românticas o repertório de Roberto Carlos. o Cantor que completa 50 anos de carreira, era o líder da jovem guarda e lançou diversas músicas.Mas uma música de 1969 chama a atenção. "Quero que tudo vá pro inferno" usou-se de metáforas pra criticar a recém imposta ditatura na época. Na Letra, o eu lírico fala de solidão, sofrimento e saudade, mas subliminarmente ela fala da saudade da liberdade, ou até mesmo a saudade de alguém que foi preso pelos militares. veja a letra:

De que vale o céu azul e o sol sempre a brilhar
Se você não vem e eu estou a lhe esperar
Só tenho você no meu pensamento
E a sua ausência é todo o meu tormento
Quero que você me aqueça nesse inverno
E que tudo mais vá pro inferno
De que vale a minha boa vida de playboy
Se entro no meu carro e a solidão me dói
Onde quer que eu ande tudo é tão triste
Não me interessa o que de mais existe
Quero que você me aqueça nesse inverno
E que tudo mais vá pro inferno

Não suporto mais você longe de mim
Quero até morrer do que viver assim
Só quero que você me aqueça nesse inverno
E que tudo mais vá pro inferno
Oh, oh,
E que tudo mais vá pro inferno

os versos ( de que vale o céu azul e o sol sempre a brilhar/se você não vem e eu estou a lhe esperar) e (onde quer que eu ande tudo é tão triste/não me interessa o que demais existe) falam da saudade e do clima instalado nas cidades por causa da ditadura.Roberto Carlos nunca admitiu,mas também não desmentiu sobre essa versão de que essa música seria um desabafo contra a ditadura. Coincidentemente, ele não canta mais essa música por conter a palavra inferno. Sua neura se restringiu a vetar músicas que ele mesmo fez que tivessem palavras negativas. "é preciso saber viver" por muito tempo não foi cantada por ter a palavra "mal" no verso, "se o bem e o mal existem, você escolher".

Um comentário:

Ron Groo disse...

E pensar que ele deixou de cantar esta musica por muito tempo, apenas porque um bispo lá disse que ele não podia dar um exemplo ruim (mandar pro inferno.

Um tempo depois para se redimir gravou a ótima "Eu te darei o céu" e uns anos depois descambou para a religiosidade.

Bem, opções se respeitam né?